DEVOCIONAL FAMÍLIA: Viver sem estresse 1
DEVOCIONAL

“Senhor, hoje quero escolher entregar, agradecer e confiar em vez de tentar controlar aquilo do qual não sou senhor e deixar o estresse roubar minha paz e alegria.”
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
COLOSSENSES 3:15-17
Quando eu fico consumida com meus próprios problemas – estressada com a minha vida, minha família, meu trabalho – então eu demonstro pelas minhas atitudes, ações e reações que as minhas circunstâncias são ‘mais importantes’ do que o mandamento de Deus de não me preocupar e de me regozijar!
É como que se eu achasse que tenho o ‘direito’ de desobedecer a Deus neste sentido, por causa da ‘grandeza’ das minhas responsabilidades e desafios da vida…”
Quando nos encontramos em situações como estas ou qualquer outra que faça com que nossa luz fique sem brilho e nosso sal sem sabor, devemos procurar respostas sim, mas na Palavra de Deus.
Buscando respostas para minhas questões pessoais, aprendi o seguinte:
Preocupação acontece frequentemente quando não estou confiando em Deus de que ele é grande e poderoso o suficiente, ou bondoso o suficiente para cuidar do que acontece nas nossas vidas. A pergunta interna e silenciosa é: “E se Ele não o fizer/cuidar/providenciar/confirmar?”
Estresse aparece quando as coisas nas quais nos envolvemos se tornam tão importantes que “merecem” a nossa impaciência, nossa falta de tolerância com os demais, ou a nossa tentativa de controlar a situação que na verdade, foge do nosso controle.
Enfim, preocupação e estresse produzem frutos malignos que afetam nossa vida pessoal, nossa saúde física, emocional e espiritual, e também causa danos no ambiente familiar.
No entanto, temos a tendência de nos justificar em vez de nos arrepender.
Nos arrepender não somente por causa daquilo e daqueles que são afetados por minha conduta mas também porque comunica claramente minha falta de confiança em Deus. Por isso não consigo descansar em Seus braços, no colo do Pai. Mesmo quando Ele já disse: “Não vos preocupeis com a vossa vida…dia de amanhã…, o vosso Pai tem cuidado de vós…, etc.”
Assim, pecamos nos justificando como se fossemos uma exceção. Que arrogância! Como podemos esquecer tão facilmente que somos perdoados, de que nossas vidas são curtas, e que estamos à caminho de um lugar onde nunca mais estaremos sozinhos, com medo ou dor?
Quando paramos para contemplar a grandeza de Deus e seu enorme PODER que opera em nós e por nós, realmente os nossos problemas se tornam muito pequenos.
Lembremos disto: Ele é grande o suficiente! Ele é um Pai responsável! Ele cuida de nós!
Confiemos nele.
1 Ped 5:7 “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.