DEVOCIONAL FAMÍLIA: Vivendo diante de filhos impressionáveis
DEVOCIONAL

“Uzias descansou com os seus antepassados … Seu filho Jotão foi o seu sucessor. Jotão tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém… Ele fez o que o Senhor aprova, tal como seu pai… O povo, contudo, prosseguiu em suas práticas corruptas. Jotão reconstruiu a porta superior do templo do Senhor e fez amplos trabalhos no muro, na colina de Ofel. Construiu cidades nos montes de Judá, bem como fortes e torres nas matas.
Jotão guerreou contra o rei dos amonitas e o derrotou… Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pois andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus… Jotão descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Acaz foi o seu sucessor.”
2 Cronicas 26:21-27:9
Segundo Romanos 15:4, “tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito”. Então, sempre me pergunto o que podemos aprender com cada coisa, pois Deus não desperdiça palavras! Na passagem acima, vemos o relato do reinado do Rei Jotão, um rei que “fez o que o Senhor aprova, e andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus.”
Porém, houve uma grande omissão da parte dele que podemos ver na seguinte passagem:
“[O Rei Jotão] fez o que o Senhor aprova, tal como seu pai Uzias. Contudo, os altares idólatras não foram derrubados; o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso neles.”
2 Reis 15:34-35
Por que um rei que anda firmemente diante de Deus permitiria tal atrocidade? Ele fez o que o Senhor aprova, mas recusava demandar adoração a Ele como o único verdadeiro Deus. Ele era o líder e por isso, não somente ele poderia ter feito isso mas era sua responsabilidade. Com apenas uma ordem, seriam derrubados os altares idólatras para dar um fim à esta prática pagã. Mas ele obviamente temia o povo mais do que temia a Deus. Ele conquistou nações, mas recusou colocar seu próprio povo em ordem. Ele escolheu ignorar um pecado detestável diante do Senhor.
Qual foi o resultado desta negligência? Vamos ver o que aconteceu na próxima geração quando seu filho Acaz assume o reinado:
“Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai. Antes, andou nos caminhos dos reis de Israel e, demais disso, fez imagens fundidas a baalins. Também queimou incenso no vale do Filho de Hinom, e queimou os seus filhos, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha desterrado de diante dos filhos de Israel. Também sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda árvore verde. Pelo que o Senhor, seu Deus, o entregou nas mãos do rei dos siros, os quais o feriram e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue nas mãos do rei de Israel, o qual o feriu com grande ferida. Porque Peca, filho de Remalias, matou num dia em Judá cento e vinte mil, todos homens belicosos, porquanto deixaram o Senhor, Deus de seus pais. E Zicri, varão potente de Efraim, matou a Maaseias, filho do rei, e a Azricão, o mordomo, e a Elcana, o segundo depois do rei. E os filhos de Israel levaram presos de seus irmãos duzentos mil, mulheres, filhos e filhas; e saquearam também deles grande despojo e trouxeram o despojo para Samaria…”
2 Crônicas 28:1-8
Porque os altares idólatras estavam tão acessíveis para Acaz na sua juventude, estando ele imaturo e impressionável?
A omissão de Jotão foi o que enlaçou o seu próprio filho.
Por causa da natureza do pecado, que é a de sempre aumentar (Romanos 6:19), Acaz (o filho) não tão somente ofereceu sacrifícios para os ídolos nos altares, mas se afundou tanto no pecado que ele próprio começou a fabricar ídolos, e depois ofereceu seu próprio filho em sacrifício!
John Wesley dizia, “O que uma geração tolera, a próxima geração abraça.”
Nossos filhos estão nos observando! Não adianta fingir diante deles. Não precisamos ser perfeitos, pois nunca seremos. Mas precisamos, sim, estar dispostos diante de Deus de viver em retidão e pureza, cheios do Espírito Santo que nos guia a toda verdade e nos convence do pecado.
Pelo poder dEle, podemos sim estar LIVRES de todo pecado que tem o poder de nos envolver, para que as gerações que virão, possam viver também na liberdade da vida em abundância que Cristo veio nos dar!
Peça agora mesmo que o Espírito Santo revele ao seu coração qualquer pecado que você tem tolerado ou ignorado, para poder ser LIVRE dele. Ele responderá! Ele é por você e por suas futuras gerações!
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Hebreus 12:1,2
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.