DEVOCIONAL FAMÍLIA: Um pai intencional
DEVOCIONAL

“Disse Abraão ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: ‘Ponha a mão debaixo da minha coxa e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque”.
O servo lhe perguntou: “E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta à terra de onde vieste?”
“Cuidado!”, disse Abraão, “Não deixe o meu filho voltar para lá.
“O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento. Mas não leve o meu filho de volta para lá.” Então o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou cumprir aquela palavra.” Gênesis 24:2-9
Neste texto podemos ver um pai muito intencional quanto a vida do seu filho. Abraão compreendia que uma das decisões mais importantes nesta vida era a de escolher a esposa certa para seu filho. Esta decisão influencia o resto da vida mais que qualquer outra coisa, e traz grande influência sobre a próxima geração também.
O povo que morava perto de Abraão, os cananeus, era um povo pagão e idólatra. Ele tinha certeza que seu filho não deveria casar-se com uma mulher daquele povo. Mas, a terra de onde Abraão havia saído, Ur dos caldeus, também era uma terra pagã e idólatra! Ele tinha certeza que seu filho não deveria voltar para morar lá também.
Eu penso que a ideia de Abraão era de tirar a moça da cultura ao seu redor, para trazer ela dentro da sua morada, onde eles poderiam ser a maior influência na vida dela. Se fosse uma moça vizinha, ela ainda estaria de grande modo sob a influência dos seus parentes, amizades e a cultura que a formou. Ele entendia o poder da influência de uma cultura! E ele estava criando uma nova cultura dentro do seu lar fora do mundo de onde ele foi criado. Foi desta maneira que Deus fez com o próprio Abraão para dar início a um novo povo, uma nova cultura.
Podemos ver nele um pai proativo, um pai intencional. Ele não ia esperar as coisas aconteceram “de qualquer jeito”. Ele tomou atitude, se posicionou, acreditando que Deus enviaria seu anjo à sua frente para preparar o caminho. E vemos no restante do capítulo 24, que é exatamente isso que o Senhor faz!
Então lembrei do lindo texto de Gênesis 18:19, “Pois eu o escolhi (Abraão), para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe prometeu”.
Deus escolheu Abraão para ordenar sua casa e seus descendentes, PARA QUE as promessas do Senhor se cumprissem na vida dele! Se Abraão não tivesse ordenado sua casa para caminhar com o Senhor, o povo que Deus “procurava” nunca existiria! As promessas do Senhor não eram para acabar na vida de Abraão. Ele era apenas o começo.
E eu tenho certeza que é assim com nossas vidas também. O Senhor tem muito para fazer através dos nossos descendentes. Devemos ser proativos como Abraão, dando direção, ensinando eles a andar nos caminhos do Senhor, fazendo que é justo e direito, e esperando nEle para cumprir as suas promessas sobre nossos lares!
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.