DEVOCIONAL FAMÍLIA: Um longo caminho
DEVOCIONAL

“Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar…..
Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.”
Exodo 13:17-18,21-22
Segundo alguns estudiosos, o caminho mais curto, pela rota da terra dos filisteus, teria demorado em torno de 4 ou 5 dias para chegar a Canaã. Como os israelitas estavam com muita gente, inclusive crianças, e muita bagagem, poderia ter levado umas duas semanas. Mas Deus os guiou por outro caminho — um caminho muito mais longo.
Mesmo que o caminho que percorreram tenha parecido muito demorado, eles podiam ter toda a certeza da direção de Deus, pois Ele nunca os deixava sem um sinal claro, nem de dia nem de noite. A coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo de noite nunca se afastava deles!
Havia uma razão pela rota que Deus escolhera para seu povo. Ele não queria que eles enfrentassem guerra. Ele tinha o MELHOR deles em mente. Ele sabia o que eles não sabiam!
Eles tinha sido preparados para fazer tijolos, carregar peso, seguir ordens. Ainda que o versículo 18 diz que os israelitas estavam armados para guerra, Deus sabia que não estavam preparados para guerrear. Deus os poupara de enfrentar mais do que poderiam suportar. E não é a mesma maneira que Ele cuida de nós? “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Cor 10:13
E além de poupar eles de uma situação desafiante sobremaneira para eles, Deus também tinha planos que eles jamais poderiam imaginar! Pois era justamente neste caminho “longo e demorado” que eles teriam de atravessar o Mar Vermelho, onde Deus afogaria todo o exército de Faraó!
Deus não tem mudado. Seu cuidado e seus caminhos não mudaram. E seus pensamentos e seus caminhos são muito maiores que os nossos! (Is 55:8-9) Quando parece que não estamos entendendo o caminho que percorremos, quando parece que não estamos chegando ao lugar desejado (ou prometido), quando está “demorando demais” e sentimos que estamos apenas perdendo tempo, tenha bom ânimo! Ele tem propósitos em tudo! Ele não desperdiça nenhuma experiência! Podemos confiar na sua bondade, na sua direção, e nos seus propósitos. Sempre.
“Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre… Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade que habitassem. Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia. E clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas necessidades. E os levou por caminho direito, para irem à cidade que deviam habitar. Louvem ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!”
Salmo 107:1-8
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.
Que benção! Como o Senhor falou comigo!