DEVOCIONAL FAMÍLIA: Treinando o paladar dos nossos filhos
DEVOCIONAL

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Provérbios 22:6
A palavra que é traduzida por “instruir” aqui, é “chanak” no original hebraico. Vendo a definição de Strong’s, podemos entender que inclui muito mais do que simplesmente “dar instruções” para nossos filhos, apesar de que sim, envolve a instrução. Mas inclui também o significado de “colocar na boca para ser experimentado”, ou seja, “fazer saborear”, e assim “treinar o paladar”. É uma metáfora que vai além de simplesmente treinar os gostos de comida literalmente, no sentido de “moldar os hábitos” e assim iniciar no caminho certo.
Este versículo e o conceito da palavra “chanak” veio à mente hoje enquanto eu caminhava com nosso filho mais velho, Joshua, de 16 anos. Precisávamos ir para a prefeitura, os correios, a estação, e umas lojas. (Como pais, nós fazemos questão de sempre levar algum filho juntos quando precisamos sair, porque assim podemos aproveitar o tempo “andando pelo caminho” como disse em Deuteronômio 6 e falar de coisas eternas.) Depois de terminar com os afazeres, eu falei para ele que poderia escolher um lanchinho daquela loja, onde se encontra todo tipo de pão doce, bolinhos, “mochi”, frituras, espetinhos, etc. Esperei para ver o que ele escolheria, e para minha surpresa, ele passou todas estas “delícias” e escolheu um pacote de gengibre desidratado com sabor de limão! Ele experimentou, gostou, e comentou que agora tinha um novo lanche preferido, e “como é bom achar algo que a gente gosta que também faz bem para nosso corpo e que aumenta a imunidade…”
PARA LER O RESTO DESTE ARTIGO, FAÇA UM CLIQUE AQUI
Além de moldar os hábito na área da alimentação, Deus tem confiado nas nossas mãos um poder de influência muito grande em fazer nossos filhos “saborearem” o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, tudo que é amável, de boa fama, de virtude e digno de louvor.
Que privilégio! Podemos treinar eles a GOSTAREM do que é bom!
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.