DEVOCIONAL FAMÍLIA: O pai equilibrado
DEVOCIONAL

“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.” Col 3:21
Não existe nenhum pai perfeito, mas isso não deve ser desculpa de não mudar. O nosso melhor exemplo de pai é o nosso Pai Celestial, e por isso uma das maneiras que podemos ver a Bíblia é como um belo registro de como um pai perfeito trata os seus filhos! Ele nos deu o melhor Exemplo, e não apenas isso, mas também nos deu o Seu Espírito que nos dá o poder de FAZER o que lhe agrada, o que Ele nos chamou para fazer.
Existem estudos que mostram que, quando não somos pais equilibrados, nossos filhos são afetados. A falta de equilíbrio em várias áreas acaba irritando nossos filhos, e eles ficam desanimados, como no versículo acima. Vamos dar uma olhada no perfil de alguns pais desequilibrados, para nos examinar e ver onde talvez precisamos de ajustes.
O Pai Ditador é muito controlador; muito exigente. Ele impõe muitas regras, inclusive muitas que nunca expressou para o filho. “O filho deveria saber…” Ele castiga o filho, muitas vezes sem explicação.
Este pai expressa muito pouco carinho e amor pelo filho e tem pouca paciência com seu mau comportamento.
O Pai Negligente demanda muito pouco dos filhos; ele é indiferente e distante. Pode dar as necessidades básicas para a vida, mas tem muito pouco envolvimento na vida do filho. Ele tem poucas expectativas e dá pouca orientação para o filhos, mas também expressa muito pouco amor e carinho. Muitas vezes este pai está muito distraído com sua própria vida ou sobrecarregado com os próprios problemas para tratar com o filho.
O Pai Docinho tem poucas regras ou padrões de bom comportamento, mas é muito carinhoso e envolvido com o filho. Ele dá muito pouco de estrutura para a criança, e quando existe regras, muitas vezes são inconstantes e raramente aplica alguma consequência. Muitas vezes este pai parece ser mais amigo do que pai.
Os filhos destes pais sofrem muitas consequências da falta de equilíbrio nas suas casas. Têm dificuldade com o autocontrole, baixo autoestima e mais chance de sofrer de depressão e ansiedade, uma grande tendência de fazer más decisões e inclusive entrar em vícios ou promiscuidade, e pode desenvolver dificuldade em relacionamentos saudáveis no futuro.
Não é o desenho de Deus para nossas famílias! Não é o exemplo que Deus nos dá!
Vamos dar uma olhada no Pai Equilibrado:
Ele ouve os filhos, permitindo que eles expressam opiniões. Coloca limites, consequências e expectativas quanto ao comportamento do filho e administra disciplina justa e constante quando os limites são violados. Ele é envolvido com o filho e expressa amor e carinho constantemente.
Estudos mostram repetidamente que estas crianças são mais capazes, felizes, e bem-sucedidas. Se desenvolvem emocionalmente de forma saudável e têm mais confiança quanto às suas habilidades e tem confiança para aprender coisas novas.
Você consegue identificar-se em um ou mais tipos de pais listados acima? E como filho, o que você enxerga ao ler a lista acima?
Pelo poder do Espírito Santo que opera em nós, podemos perdoar e também ser transformados dia após dia na Sua própria imagem!
Vamos tomar um momento agora mesmo para pedir que nosso Papai do céu nos dê graça e poder HOJE para sermos pais equilibrados. Ele o fará!
“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”
Mateus 7:11
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.