DEVOCIONAL FAMÍLIA: O amor e força do senhor
DEVOCIONAL

“Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor?
Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? Com o teu amor conduzes o povo que resgataste; com a tua força tu o levas à tua santa habitação.”
Exodo 15:11,13
Estes versículos são parte do cântico que Moisés e os israelitas entoaram ao Senhor logo após serem livrados da mão de Faraó no mar vermelho. Não foi apenas uma maravilha que haviam visto, mas muitas… desde as moscas e a escuridão até a morte dos primogênitos e o favor que Deus lhes concedeu para que os egípcios dessem para eles tudo que pediam antes de deixar o Egito: “Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios.” (Êxodo 12:35-36) Com razão estavam com os corações cheios de alegria e gratidão, e com toda certeza que Deus poderia fazer QUALQUER coisa, por seu AMOR e por sua FORÇA, para conduzir seu povo e o levar no caminho dEle!
Mas… quando algumas coisas começam a acontecer que não são muito agradáveis, será que ainda estão cheios de fé, confessando o amor e a força do Senhor para livrar e guiar o seu povo? Infelizmente, não. Logo que acaba de relatar o cântico deles em capítulo 15, nos conta que viajaram por três dias sem encontrar água, e quando encontraram não puderam beber, por causa que era amarga. Neste momento, eles confessaram o amor e a força do Senhor para conduzir seu povo? Não. Apenas reclamaram. E vemos a história se repetir em todo o livro de Êxodo. Nós que já temos lido o livro inteiro, sabemos o final da história. Sabemos que Deus abre um caminho TODAS as vezes, por seu amor, por sua força, e conduz o seu povo. Nós sabemos que a reclamação do povo não é necessário. Deus já sabia o que Ele faria!
Em nosso caso, é muito parecido. Quando as coisas estão indo bem, é fácil louvar ao Senhor por seu amor e por sua força! Ele faz maravilhas! Temos visto com os próprios olhos! Mas quando chega mais um momento de desconforto financeiro, de conflito no casamento, de crise na saúde, esquecemos. Reclamamos. Não conseguimos ver o final da história, e nossa confiança no seu amor e na sua força fica fraca. Ou desaparece.
Precisamos entender que Ele sabe o final da nossa história, da mesma forma que Ele sabia o final da história dos israelitas! Ele já sabe o que Ele vai fazer, quando, e como. O seu amor não tem mudado. A sua força continua igual. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Podemos confiar!
Mesmo que você está em momento de crise, declara ao Senhor:
“Confio, Senhor, no teu amor e na tua força
para conduzir minha vida e nossa família.”
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.