DEVOCIONAL FAMÍLIA: Nossos filhos: Uma obra de arte
DEVOCIONAL

“Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem-desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio…” Salmo 144:12
A Palavra de Deus nos dá muitas imagens da vontade de Deus para nossas vidas, e para nossas famílias. Neste texto vemos a vontade de Deus para nossos filhos “na sua mocidade” – um termo que provavelmente se refere à adolescência. “Plantas bem-desenvolvidas”, e “pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio”. Hmmm…. Como a nossa cultura não é a mesma da época em que este salmo foi escrito, talvez não conseguimos imaginar da mesma forma que o povo daquela época. Mas, o termo traduzido “bem-desenvolvidos” traz um contexto de cultivação cuidadosa. Nós temos ministrado em nossos seminários sobre os cuidados necessários com os brotos de oliveira – durante uns quinze anos – para que possam começar a produzir fruto. Requer paciência, perseverança, visão, e intencionalidade para cultivar o brotinho até ele começar a produzir fruto!
Este ano tivemos o privilégio de conhecer um senhor japonês com mais de 80 anos que passa seu tempo cuidando de seus pequenos árvores “bonsai”. Ao olhar para uma plantinha tal, nunca se imagina o quanto de trabalho e cuidados são necessários para formar cada parte exatamente daquele jeito para que seja um obra de arte!
E as pedras de esquina? Eram a peça mais forte no fundamento de qualquer edifício, e muitas vezes esculpidas com mãos talentosas para embelezar a casa. Ainda podemos ver exemplos da antiguidade de lindas pedras de esquina esculpidas por artistas incríveis.
Meu irmão mais velho é um artista muito talentoso. A imagem acima de dois alces é um dos desenhos que ele fez com lápis. Quando vemos alguma obra de arte, o que pensamos? “Uau! Este artista é muito talentoso! Que dom!” E se houver oportunidade de perguntar a tal artista, “Como é que você consegue fazer algo tão maravilhoso??” Acho que qualquer artista diria, “Sim, é um dom que Deus me deu. Mas eu tenho tido que me esforçar muito para desenvolver ele.”
E tal é com nossos filhos. Deus tem nos dados o dom necessário como pais para cultivar eles, para “esculpir” elas, “pedras de esquinas lavradas”. Mas este dom precisa ser desenvolvido, dia após dia, tendo a visão, a perseverança, a intencionalidade de continuar sob a graça de Deus a formar os filhos que Ele tem confiado em nossas mãos. A obra é dEle! E Ele faz sua obra através das nossas mãos.
“Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem-desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio…” Salmo 144:12
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.