DEVOCIONAL FAMÍLIA: Frustração ou oportunidade?
DEVOCIONAL

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6
O que você faz quando seu pequeno de 1 ou 2 anos simplesmente recusa fazer o que você pediu?
Neste artigo, relato uma vez em que minha pequena de 1 ano e 10 meses se recusou a dizer um simples “por favor” por um copo de água. O que fazer??
Como pais, precisamos sempre discernir as circunstâncias para poder tratar com os nossos filhos com sabedoria. A questão em jogo com minha pequena não era uma simples palavra.
Era o coração dela.
A palavra não era importante.
A obediência dela, sim, é muito importante. Eu percebi nesta situação pela atitude e a semblante dela que ela estava simplesmente querendo mostrar sua rebeldia. Ela queria seu copo de água, e eu tinha o copo, pronta para colocar nas mãos dela. Bastava uma só palavra, e ela conseguia o seu desejo. Mas ela não queria se submeter a isso de jeito algum.
Você já passou por uma situação parecida com um dos seus pequenos?
O que fazer diante desta situação?
A tendência dos pais é simplesmente ceder, especialmente quando a criança ainda está pequena. Basta ela resistir, que os pais vão ceder. Ela causará mais e mais lutas pela autoridade enquanto ela cresce, e o ambiente de casa ficará cada vez mais tenso.
Quando em um lar ou qualquer outra instituição não há uma liderança clara, o resultado não é mais liberdade. O resultado é desordem, tudo vira um caos.
Outros pais insistem por mais tempo. E a criança muitas vezes insiste também na rebeldia e desobediência. O problema é que isto causa muita frustração nos pais, que acabam se irando com a situação e então levantam a voz, batem na criança, e no final das contas, alguns desistem, e outros conseguem o “por favor”, mas de uma criança não com uma boa atitude de obediência e respeito, mas de uma criança ainda rebelde dentro do coração, e agora mais que nunca sem respeito pelos pais. A situação não melhorou. Ainda que a criança ceda, se ela acaba emburrada, brava, e sentindo-se injustiçada, e os pais frustrados e irados, ninguém ganha na situação. O relacionamento entre os dois fica tenso, e provavelmente o mesmo tipo de situação se repetirá com os mesmos resultados pobres. A criança continuará desobediente, os pais continuarão frustrados, e o ambiente de casa ficará cada vez mais tenso.
Não tem outra maneira? Tem, sim! A Palavra de Deus tem nos providenciado tudo o que precisamos para ensinar nossos filhos no caminho que devem andar! O segredo é o seguinte: veja estas “lutas” não como frustrações para complicar o seu dia, mas como oportunidades de moldar o caráter do seu filho. É justamente assim que as crianças aprendem!
Se não fosse sua responsabilidade, Deus não teria ordenado aos pais fazê-lo e nem as crianças teriam necessidade de ter pais.
Então, voltando para a cena que descrevi acima, como que eu fiz com minha pequena?
Leia o post inteiro aqui
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.