DEVOCIONAL FAMÍLIA: Distinguir o Verdadeiro e Genuíno do Falso
DEVOCIONAL

“Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento. Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar. Que vocês sejam sempre cheios do fruto da justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.”
Filipenses 1:9-11
Pode ser que usamos a palavra “discernimento” com frequência, mas pouco definimos o significado da palavra. Nesta oração do Paulo, discernimento é “a capacidade de distinguir o verdadeiro e genuíno do falso e falsificado”. Porém, não é apenas uma capacidade mental. O gênio literário do século 18 descreveu discernimento como “o poder de distinguir o bem do mal, o genuíno do falso, e preferir o bom e o genuíno ao mau e o falso”.
Vivemos em tempos maus, num mundo cheio do mau e do falso. Por isso que precisamos tanto de discernimento para navegar nessas águas torpes. Nossos filhos também precisam de discernimento! Esta oração do Paulo deve estar sempre em nossos lábios para os nossos filhos.
Há tantas vozes ao redor dos nossos filhos disputando pelos seus corações e suas mentes. A voz dos seus pais pode não ser a mais divertida, mas deve ser a mais intencional. Nossos filhos precisam ouvir a verdade, mas não somente ouvir, mas aprender pensar com a verdade — de ver o mundo com as lentes da verdade para distinguir o bem e o mau, o genuíno e o falso. No contexto de um relacionamento forte, a voz dos pais continua a ser a mais importante nas vidas dos filhos. É uma boa notícia! Mas precisamos aproveitar cada oportunidade para influenciar nossos filhos com a verdade.
Algumas dicas:
Entenda o que é uma cosmovisão e explica para seus filhos. Precisam saber que cada canção, cada filme, cada programa na tv, cada postagem na internet reflete valores baseado numa cosmovisão. Aproveite cada oportunidade para conversar sobre o assunto. Por exemplo, quando veem um filme, conversa depois sobre os valores refletidos. Vem de uma cosmovisão bíblica, ou não?
2. Anime seus filhos a ler bons livros. “Líderes são leitores, e leitores serão líderes.” Quando lemos bons livros, aprendemos coisas boas. Além disso, a leitura nos ajuda a aprender pensar, pois um livro te leva de página 1 para página 2 e depois para página 3, e assim por diante. Existe uma forma de causa e efeito. Pelo contrário, se começar na “página Google”, você acaba indo para onde Google te levar.
3. Faça boas perguntas. Dois dos melhores educadores na história eram muito bons em fazer perguntas: Jesus, e Sócrates. Fazer perguntas é a melhor técnica para fazer um discípulo lutar com uma ideia, dialogar e chegar à uma conclusão. Como pais, nossa tendência é pregar e instruir. Precisamos aprender fazer boas perguntas, como:
O que significa isso?
Como você sabe que isso é verdade?
E se você estiver errado?
A próxima geração pode sobreviver neste mundo tão cheio de barulho e bagunça com a fé intato. Eles podem aprender agir e pensar com discernimento. Podem ser campeões de verdade. Porém, precisam da nossa ajuda. Comecemos com esta oração:
Oro para que o amor de [insere o nomes dos filhos aqui] transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento. Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar. Que vocês sejam sempre cheios do fruto da justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.”
Filipenses 1:9-11
*Adaptado do livro A Practical Guide to Culture por John Stonestreet & Brett Kunkle, capítulo 4
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.