DEVOCIONAL FAMÍLIA: Como Ser Um Pai Perfeito
DEVOCIONAL

“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”
Mateus 5:48
Eu não sei como você se sente quando le um versículo como o que está acima e tenta aplicar a sua vida como um pai ou uma mãe, mas eu me sinto desesperado! COMO posso ser perfeito como meu Pai celestial é perfeito???
É muito fácil mal entender este versículo ou outros parecidos, e achar que tudo que fazemos como pais depende do nosso bom empenho. Caímos na armadilha de “perfeccionismo”. O problema é que, inevitavelmente, vamos ficar decepcionados em nosso alvo de ser perfeitos. Quando isso acontece, temos uma de duas opções: 1) reconhecer nossa fraqueza e nossa necessidade de depender da graça de Cristo ou 2) minimizar nossa fraqueza por meio de várias justificações como de inventar uma desculpa, jogar a culpa em outra pessoa ou circunstância, ou simplesmente negar o fato.
Vou deixar uma coisa clara aqui: como pais, temos mandamentos do Senhor que devemos ser fiéis para cumprir para com os nossos filhos. Sim, é importante o que fazemos com nossos filhos! Mas o contexto do versículo acima é amor, de ser como Cristo em amor aos outros. Se nos chamamos de cristãos, isto deve ser nosso desejo ardente, mesmo que não seremos “perfeitos”. Porém, mesmo que entendemos o conceito com a mente, muitas vezes nosso próprio coração nos engana, dizendo que tudo que fazemos, incluindo o resultado com nossos filhos, é baseado apenas em nosso bom empenho ou performance, e deixamos a graça de Deus totalmente fora do negócio. Se achamos que nosso sucesso como família ou o sucesso dos nossos filhos depende totalmente de nós, vamos acabar frustrados, estressados, e estaremos pecando, pois Jesus mesmo falou “sem Mim nada podeis fazer”!
O que podemos fazer então? Precisamos ser genuínos diante dos nossos filhos – transparentes, honestos, sinceros. Nossos filhos têm “detectores de hipocrisia” super-mega sensíveis! Eles vão perceber nossa duplicidade, mesmo que consigamos esconder de todos os outros.
Quando somos transparentes com nossos filhos sobre nossas falhas, nossas lutas com o pecado, as tentações, e a vida cristã, várias coisas acontecem. Em primeiro lugar, demonstramos humildade, que é uma ferramenta muito poderosa, pois “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:6) Já imaginou um pai que se esforça TANTO para ser um ‘bom pai’, mas Deus está contra ele por causa de que está agindo com orgulho?? Quem quer a oposição do próprio Deus em sua família?? Mas é exatamente isso que conseguimos quando agimos orgulhosamente, pensando que alguma coisa conseguimos sem Ele. Porém, quando agimos com humildade, Deus nos concede mais graça! Oh Glórias!
Um dos outros resultados é que assim, sendo transparentes, ensinaremos aos nossos filhos a serem também sinceros e genuínos. Entenderão que não precisam fingir ser outro tipo de pessoa, ou cobrir o pecado ou inventar desculpas. Ao invés disso, eles também podem deixar suas falhas diante de Deus e receber sua graça e sua vida.
“E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.”
Romans 11:6
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.