DEVOCIONAL FAMÍLIA: A Chave do Sucesso – 2
DEVOCIONAL

“Agora vá, escreva isso numa tábua para eles, registre-o num livro,
para que nos dias vindouros seja um testemunho eterno.
Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor.
Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões!” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões. Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel!”
Por isso diz o Santo de Israel: “Como vocês rejeitaram esta mensagem, apelaram para a opressão e confiaram nos perversos, este pecado será para vocês como um muro alto, rachado e torto, que de repente desaba, inesperadamente. Ele o fará em pedaços como um vaso de barro, tão esmigalhado que entre os seus pedaços não se achará um caco que sirva para pegar brasas de uma lareira ou para tirar água da cisterna”.
Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores!
Mil fugirão diante da ameaça de um; diante da ameaça de cinco todos vocês fugirão, até que vocês sejam deixados como um mastro no alto de um monte, como uma bandeira numa colina”.
Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês;
ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam! Ó povo de Sião, que mora em Jerusalém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, lhe responderá. Embora o Senhor lhe dê o pão da adversidade e a água da aflição, o seu mestre não se esconderá mais; com seus próprios olhos você o verá. Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.
Isaias 30:8-21
Esta passagem é muito forte, confrontando a rebeldia do povo de Deus. Sem o Espírito Santo controlando nossas vidas, eu creio que cada um de nós consegue nos identificar com alguns versículos acima! Sem a intervenção de Deus, todos nós temos a tendência de ser obstinado, teimoso e rebelde, resistindo toda autoridade. Esta passagem nos ajuda a enxergar que rebeldia sinaliza desastre iminente.
Há quatro pontos importantes que podemos aprender sobre rebeldia desta passagem:
1. Um filho rebelde de Deus não age como filho de Deus (vs 9)
2. Um filho de Deus rebelde não quer ouvir a instrução do Senhor (vs 9)
3. Um filho rebelde prefere ilusões prazerosas à verdade. (Vs 10-11)
4. Um filho rebelde de Deus depende da opressão. (Vs 12)
Está além desta reflexão poder mergulhar em todas as profundas verdades destas declarações, mas podemos ver claramente do texto que o povo de Deus pagou um alto preço pela rebeldia. Eles perderam a paz, a segurança e a proteção de Deus por causa das suas próprias atitudes. Foi uma péssima troca.
Se queremos filhos obedientes, precisamos estar modelando atitudes de obediência diante deles. Pois obediência não é apenas para crianças! A Bíblia deixa muito claro que é a chave para o sucesso e a bênção de Deus em tudo que fazemos, inclusive criar nossos filhos!
“No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor…..” Isaías 30:15
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos. *Acesso gratuito não inclui aulas e cursos Academy.