De mudança para Nagasaki
Querida família, amigos e guerreiros de oração,
Temos notícias muito empolgantes! Na verdade, estamos de mudança para Nagasaki!
Em março, passamos uns dias em Kyushu, a grande ilha do Japão no extremo sul. Nós “esticamos” a viagem de 16 horas em três dias, aproveitando a oportunidade para visitar Shiga, Fukuoka e depois para Nagasaki. Cada uma dessas paradas poderia facilmente ser um post, pois o Senhor nos abençoou a cada passo ao longo do caminho, mas, infelizmente, o tempo é limitado.
Em Nagasaki, fomos direto à procura de uma casa. Tivemos que procurar muito, pois os lares (e famílias) no Japão geralmente são pequenos. Após os últimos três anos morando em um apartamento e sem quintal, nossos corações ansiavam por um pouco de espaço ao ar livre para as crianças tomarem um pouco de ar fresco! Pela misericórdia de Deus (!), Apesar do que muitos corretores de imóveis disseram da região haviam dito que seria muito difícil, encontramos uma casa que não só é espaçosa o suficiente para nossa família, mas que também tem um quintal!. Uhuuu!! 🙌
Além disso, fica bem próximo a um grande parque onde eles podem correr, jogar bola, etc! Acreditamos que este é o lugar para onde o Senhor nos conduziu e ambos tivemos paz depois de orar por alguns dias antes de assinar o contrato.
Visitamos Nagayo-cho (a cidade pela qual temos orado) também, duas vezes, com as crianças. Foi muito bom poder visitar alguns parques, conhecer pessoas e orar pela cidade.
Visitamos amigos missionários em Amakusa, cerca de 3 horas de Nagasaki. Passamos três dias com eles. Eles providenciaram para que ficássemos em um sítio no estilo antigo japonês que pertence a um de seus alunos de inglês. Ninguém mora lá atualmente, mas pudemos ter várias refeições e passear com os proprietários que se tornaram como avós para nossos filhos!
Também tivemos o privilégio de ajudar com um evangelismo de Páscoa em um parque.
Após algumas atividades, eles pediram a Elizabeth para compartilhar um testemunho de cinco minutos no final. Era o aniversário de Serenity, então ela contou como a Serenity tinha nascido há um ano, mas descobrimos que ela tinha uma doença hepática rara. Ela passou por uma operação, mas isso não fez seu fígado funcionar corretamente, então fomos informados de que se ela não fizesse um transplante de fígado, ela teria apenas 6 meses de vida.
Foi aí que o pai, que a ama tanto, permitiu que seu corpo fosse cortado, para que ele pudesse dividir seu fígado e compartilhá-lo com ela, para que ela pudesse ter vida.
Então contei como cada um de nós temos uma doença, não no fígado, mas no coração. E nosso Pai, que tanto nos ama, não deu um pedaço do seu fígado, mas toda a sua VIDA para que pudéssemos ter um novo coração e uma vida em abundância.
Depois que acabou, uma senhora se aproximou de mim. Ela “por acaso” estava no parque e ouviu minha história. Acontece que sua filha também nasceu com atresia biliar e fez um transplante de fígado aos 8 meses! Ela conseguiu fazer contato com a igreja local, e acredito que o Senhor a trouxe ao parque naquele dia por um motivo!
Há muito mais que poderíamos dizer, mas estamos no meio do processo de mudança e o tempo é curto!
FATOS CURIOSOS SOBRE OS CUSTOS NO JAPÃO (existem exceções)
– Normalmente, há um valor de 3 meses que pagamos adiantado como um depósito de garantia. Supostamente, ele valor volta no final, mas, depois de pedir mais detalhes sobre isso, o próprio corretor explicou que não devemos ter esperança de ver esse dinheiro de volta por causa dos custos de conserto e limpeza da casa quando a entregamos. Fábio não tem permissão para consertar nada sozinho. “É assim que o sistema funciona”, disseram amigos japoneses…
– Na maioria dos casos, paga-se também o equivalente a um mês como “presente” para o proprietário como dizendo: “Obrigado por me deixar alugar a sua casa” (?!?).
– O custo do aluguel de mais um mês é a taxa do corretor de imóveis.
– Além disso, há taxas de seguro e taxas de garantia. Os corretores de imóveis dizem: “Se você vai alugar no Japão, faça as contas multiplicando o aluguel por 5, como custo inicial…
– Outra despesa “interessante” no Japão: o ensino médio público exige um uniforme específico. Johann e Israel têm que usar terno e gravata. Bem, o interessante é que o conjunto de uniforme de cada aluno custa nada menos que US$600 !! 🤷
– No Japão, sair de bicicleta é mais do que lazer. É um importante meio de transporte.
– Custo da via expressa: quanto você gastaria em uma viagem de 1.200 km em seu país usando a via expressa? Aqui, de Machida a Nagasaki, gastamos cerca de US$250 em pedágios – cada ida!
– Às vezes ficamos surpresos com o custo de se fazer as coisas neste país. No entanto, somos constantemente lembrados de como Deus mostra ser nosso Provedor e o dono de toda a prata e ouro, como Ele diz na Palavra, várias vezes. Por que várias vezes? Porque nos esquecemos constantemente de colocar nossos corações no tesouro certo (ver Mt 6:21). Ainda assim, Ele é gentil e paciente o suficiente para nos lembrar repetidamente e manifestar Seu poder, até mesmo em nossas finanças. Seja como um doador ou como um recebedor, Deus nos mostrou que Ele é fiel à Sua palavra e que honra aqueles que o honram, mesmo com as finanças! Portanto, não teremos medo, mas continuaremos a caminhar adiante!
Obrigado por se juntar a nós, meu amigo. Você e eu sabemos que vale a pena !!!
Mais uma vez, ARIGATOU (obrigado).
Poderiam me passar o e-mail de vocês?