DEVOCIONAL FAMÍLIA: Curados para amar
DEVOCIONAL

“O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.”
Isaiah 61:1-3
Você consegue lembrar a primeira vez que andou de bicicleta? O primeiro dia de escola? O dia que perdeu o primeiro dente? São experiências marcantes, que você pode ou não recordar. Mas se eu te perguntar sobre a primeira experiência que o seu coração foi feriu, provavelmente você poderia me contar tudo, até o último detalhe. Pois ter o coração machucado faz parte de uma categoria própria e única.
Muitas vezes quando sofremos alguma tragédia, nossa tendência é pensar: “Deus, você não se importa??”
Mas Isaías 61:1 revela que uma das razões primárias que Deus enviou seu Filho ao mundo foi para curar e consolar os quebrantados de coração. Ele veio para nos dar vida eterna, mas não unicamente. O desejo dEle é que tenhamos vida em abundância!
Normalmente, a nossa reação ao coração ferido é de colocar um casco duro sobre ele numa tentativa de nunca mais ser machucado. Este escudo que procuramos construir ao redor dos nossos corações tem um grande defeito e consequência: não permite que amor flua, e também não deixa amor entrar! É possível se tornar um prisioneiro dentro da própria fortaleza que construímos… para nos proteger.
Isso não é o que Deus deseja. A passagem acima disse que Ele veio “para cuidar dos que estão com o coração quebrantado”. A palavra utilizada no original hebraico por “cuidar” é “chabash”, que significa “enfaixar, curar, por uma compressa numa ferida”. Somente ELE pode juntar os pedaços dos nossos corações machucados, enfaixando todas as feridas com um curativo respirável, que não deixa nenhuma infecção entrar, mas que ainda deixa o coração LIVRE para inspirar e expirar AMOR.
Nós que somos pais temos uma responsabilidade séria diante do Senhor de AMAR nossos cônjuges e nossos filhos. (Ver Ef 5:25, Tito 2:4, entre outros) Mas precisamos ser curados pelo Senhor para conseguir fazer isso! Tire o casco, abaixe o escudo do seu coração para o Senhor, e Ele fará a cura perfeita que somente Ele consegue fazer.
*Adaptado do Estudo Breaking Free por Beth Moore
É Novo Por Aqui? Cadastre-se!
Cadastre-se gratuitamente na Academy para receber notificações de novos devocionais, E-books grátis para baixar e promocionais exclusivos.